Construção de Hospital Regional no Araguaia é a maior conquista da região

Por Ronan de Sá- Semana7 20/05/2021 - 12:01 hs

A região Norte do Araguaia, em Mato Grosso, está próxima de ter seu próprio Hospital Regional, cujo local não foi ainda definido, embora se saiba que será ou em Confresa, ou em Porto Alegre do Norte. Esse anúncio, tão esperado nos últimos dias, deverá ser dado pelo governador Mauro Mendes (DEM).

Na última sexta-feira (14), o governador visitou as duas cidades e conheceu as áreas que poderão ser doadas ao Estado para a construção do hospital ao custo de 75 milhões reais. Na ocasião Mauro Mendes se reuniu com prefeitos, vereadores, diversos parlamentares, entre eles o ex-deputado Baiano Filho, residente em Confresa, que falou a este portal de notícias sobre a importância o Regional no Norte Araguaia.

Enquanto deputado estadual por dois mandatos consecutivos, Baiano Filho disse que por várias vezes tentou viabilizar a construção desse hospital junto aos governos de Silval Barbosa (MDB) e de Pedro Taques (PSDB). Os projetos foram idealizados, mas não saíram do papel. Com a chegada de Mauro Mendes ao Governo e do qual o ex-deputado foi o coordenador de sua campanha no Araguaia, ficou mais fácil “somar aos pedidos por este hospital e a lutar para concluir a BR 158 de que tanto necessitamos”, disse ele.

O ex-deputado lembra que deu sua contribuição, enquanto deputado, em várias ações nas áreas da saúde, educação e infraestrutura por todo o Estado. Como secretário de Esporte, na gestão de Blairo Maggi, ressaltou a construção de mais de 200 quadras cobertas e quadras poliesportivas em escolas de vários municípios no Estado, em parceria com a Secretaria de Educação (SEDUC).

Baiano afirma que Mato Grosso tem hoje “nova dinâmica sob o comando de Mauro Mendes. Vejo obras infraestrutura sendo retomadas e outras sendo iniciadas como a pavimentação da Estrada do Guardanapo (MT-109), a ponte sobre o Rio das Mortes (Porto das Balsas), uma das 5 mil do programa recém-lançado, o processo de conclusão de rodovias com as MTs 100, 326, 413, 110, 430 e 020 todas em nossa região”. Por último ele diz: “Agora chegou a vez dos hospitais regionais que faltavam ao Estado como parte do maior programa já lançado em Mato Grosso com recursos da ordem de 9,5 bilhões de reais em investimentos do Mais MT”.

Atualmente Baiano Filho é assessor do senador Jayme Campos (DEM). O Semana7 perguntou ao ex-deputado se ele tem pretensão de voltar à política. “Tenho muita vontade trabalhar por esta região; não tenho preguiça. Mas tudo isso vai depender da vontade das pessoas. Quanto ao meu nome, ele está à disposição do meu partido”, o mesmo de Mauro Mendes.