Nilson Leitão perde palanque para Fávaro em pólo do Araguaia

Pré-candidata à prefeitura de Nova Xavantina sinaliza apoio à Carlos Fávaro para eleição ao Senado Federal

Por Cuiabano News 09/09/2020 - 14:38 hs

Cidade apontada como das mais influentes no médio Araguaia, Nova Xavantina tende a protagonizar uma das eleições mais disputadas em 2020. A começar pela miscelânea na coligação liderada por Vanusa Celestino Nascimento Pazetto (DEM), que vai seguir orientação do goveranador Mauro Mendes (DEM) e apoiar o senador Carlos Fávaro (PSD) à reeleição para o Senado da República.

Com isso, o ex-deputado federal Nilson Leitão (PSDB) perde uma base de apoio importante, em uma caixa de ressonância que reverbera pelo médio Araguaia, chegando até Campinápolis, Novo São Joaquim, Água Boa e Canarana. Na região, somente o empresário Sávio Carvalho (PDT), provável candidato a prefeito de Nova Xavantina, tende a assegurar um planque para Leitão.

Na eleição para o Senado, PSDB e DEM firmaram aliança: Leitão como cabeça de chapa e o ex-senador Júlio Campos (DEM) como primeiro suplente.

Vanusa Pazzeto é considerada “candidata laranja” à prefeitura de Nova Xanvantina, pois substitui o seu marido Robson Aparecido Pazetto, impedido de disputar o pleito, por conta de condenações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

O outro candidato confirmado é o vereador João Bang Machado (PSB), filho do ex-prefeito Luiz Carlos Machado, o Luiz Bang, ex-prefeito de Porto Alegre do Norte, assassinado em 2012. Luiz Bang tinha fama de “acertar contas” na bala e era dos mais temidos de Mato Grosso, chegando a receber o título de quarto pistoleiro mais perigoso do Brasil.

Nilson Leitão não quis se manifestar sobre o risco de traição da candidata do DEM em Nova Xavantina, por considerar que é assunto para ser tratado “interna corporis” e não cabe interferência externa. A reportagem do Cuiabano News não conseguiu falar com o ex-senador Júlio Campos, pirimeiro suplete de Leitão, fundador e membro da Executiva do Diretório do DEM em Mato Grosso.