Concessionárias retomam corte de energia elétrica por falta de pagamento a partir deste sábado (1º)

A medida consta em Resolução aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)

Por VG Notícias 31/07/2020 - 16:31 hs

A partir do próximo sábado (1º.08), as concessionárias de energia elétrica estão autorizadas a retomarem o corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes. A medida consta em Resolução aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

No entanto, antes de suspender o fornecimento da energia elétrica, a concessionaria deve enviar ao consumidor uma nova notificação sobre a existência de pagamentos pendentes, ainda que já tenha encaminhado aviso em período anterior para o mesmo débito.

Segundo consta da Resolução fica mantida a proibição de cortes de energia por falta de pagamento, enquanto durar o estado de emergência da pandemia, somente para consumidores de baixa renda; unidades onde morem pessoa que dependa de equipamentos elétricos essenciais à preservação da vida; unidades que deixaram de receber a fatura impressa sem autorização do consumidor e aqueles em locais sem postos de arrecadação em funcionamento (como bancos e lotéricas, por exemplo) ou nos quais a circulação de pessoas seja restringida por ato do poder público.