Líder indígena do Alto Xingu, Aritana está internado em estado grave com Covid-19

Outro líder indígena internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos.

Por Jacques Gosch 21/07/2020 - 09:43 hs

O líder do Alto Xingu Aritana Yawalapiti, de 71 anos, foi internado em estado grave em UTI, em Canarana, (838 km de Cuiabá), com Covid-19. O cacique estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença, procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado.

Nesse  final de semana, Aritana precisou ser levado para Canarana devido ao quadro respiratório que se agravou. Desde então, permanece em terapia intensiva.

Conforme o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai),  a região do Xingu contabilizava 74 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença.

Aritana assumiu a liderança dos povos indígenas do Alto Xingu por volta de 1980. O cacique é  reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já demarcadas.

Outro líder indígena internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos. O cacique  foi internado em um hospital de Colíder, na última quinta (16), após passar mal. Já no sábado (18) ele foi transferido de avião para uma Unidade UTI de Sinop após complicações gastrointestinais e desidratação. O estado de saúde dele é estável e deve receber alta em breve.