Unidade de Pronto Atendimento, Atenção Básica e Vigilância Sanitária de Porto Alegre do Norte vem usando todos os recursos para se equipar ao máximo para atender os possíveis casos da COVID – 19

Por Déborah Paulino, Kylvia Alves 17/06/2020 - 15:49 hs

Desde o início da pandemia do COVID – 19 a Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte vem fazendo o possível para manter estes órgãos equipados e preparados para atender os possíveis casos da COVID – 19.

         Já foram adquiridos vários aparelhos e equipamentos de proteção individual (EPI,s ) para as equipes de saúde trabalharem da melhor maneira possível para atender os pacientes. Os aparelhos são desfibrilador portátil, eletro portátil, 40 termômetros digitais e 5 registros e 5 cilindros de oxigênio e mais 3 cilindros de oxigênio em comodato.

E os seguintes EPIs, máscaras N - 95, macacões descartáveis, protetores faciais, aventais de manga longa, caixas de luvas, pacotes de máscaras simples descartáveis e caixas de pro-pés descartáveis e também uniformes novos para todos os profissionais.

Para organizar o ambiente do lado de fora do hospital e do PSF I foram alugadas duas tendas e várias placas divisórias para criar uma junção entre os dois locais e foi feita manutenção do PSF I.

 Também foram comprados equipamentos para realizar uma limpeza mais eficiente, como bomba de pulverização manual de 20 litros para pulverizar solução de hipoclorito de sódio (água sanitária) nas paredes e no chão, várias esponjas para molhar com solução de hipoclorito de sódio para limpar os pés, máquina de pressão de água para uso da higienização de área interna e externa a cada 48h e mais uma máquina de lavar e manutenção na lavanderia do hospital. Os produtos comprados para higienização foram litros de hipoclorito de sódio, litros de álcool 70% INPM gel, litros de álcool 70% INPM líquido

Além da contratação provisória de funcionários para manter a demanda, 2 para área de vigilância, 2 para serviços gerais de limpeza e 1 técnico de enfermagem.

         E o estoque de insumos está sendo monitorado e abastecido continuamente, tudo de acordo com as perspectivas da situação da pandemia da COVID – 19.