COVID-19 chega em São Felix do Araguaia; 01 caso confirmados e outros aguardam resultados

A paciente diagnosticada com o vírus tem 24 anos e esteve recentemente em Barra do Garças onde manteve contato direto com familiares infectados. A Secretaria de saúde aguarda o resultado de exames envolvendo outros familiares da vitima que reside em São Felix do Araguaia.


A Prefeita de São Felix do Araguaia, Janailza Taveira confirmou a reportagem do site Noticia dos Municípios na manha desta terça-feira (12) que infelizmente o município conta com o primeiro caso confirmado pelo Covid-19. A paciente diagnosticada com o vírus é uma jovem de 24 anos que esteve recentemente em Barra do Garças e que manteve contato direto com familiares infectados com o coronavirus.

 

Em nota a secretária de saúde do município, Rosane de Farias Maciel, informou que a jovem foi diagnosticada através de teste rápido, realizado 8 dias após aparecer os primeiros sintomas, conforme protocolo. Outras informações apontam que o esposo da vitima e uma tia dele, que mantem contatos diário e próximo com a vitima foram examinados e aguardam resultado oficial dos exames.

 

A vitima se encontra em isolamento domiciliar e esta sendo monitorada diuturnamente por uma equipe da saúde publica do município. O poder publico orienta todos os  munícipes deverão seguir as recomendações que foram anunciadas pelos especialistas em saúde publica e que estão sendo amplamente divulgadas.

 

Questionada sobre o grande número de indígenas da etnia Karajá que são moradores nativos da ilha do Bananal, no lado do Estado do Tocantins, mas que tem uma forte ligação diária com a sede do município e o comercio local, e caravana de pescadores que frequentam nesse período os rios da região, a prefeita demostrou grande preocupação.

 


JANAILZA TAVEIRA PREFEITA DE SÃO FELIX DO ARAGUAIA

 

Segundo a prefeita Janailza ainda nesta tarde ira baixar um novo decretado social restringindo alguns itens considerados importantes para a segurança da população e limitando em alguns aspectos o acesso a cidade e o contato direto com a população indígena, de acordo as prefeita as medidas são necessárias para evitar maior índice de contaminação.

 

A Ilha do bananal possui uma área de cerca de 25 mil km², e é considerada a maior ilha fluvial do mundo, localizada no Tocantins entre dois grandes rios, que são o Javaés e o Araguaia, e faz divisas com  Goiás e Mato Gross, pelo lado de São Felix do Araguaia com milhares de indígenas.

 

Para ampliar o atendimento no enfrentamento ao Covid-19, a prefeita disse que ira aproveitar a estrutura de um prédio onde estava sendo construída uma UPA e que esta com as suas obras paralisadas (anexo ao Hospital Municipal) e ira equipar para caso seja necessário ser usado pelos pacientes que ficarão obrigatoriamente em isolamento hospitalar. “o objetivo da nossa gestão é não misturar os pacientes normais do Hospital com os do coronavirus para evitar a proliferação do vírus e garantir mais segurança aos profissionais de saúde”. Disse a prefeita.

 

Desde o dia 17/03 equipes da Secretaria Municipal de saúde do município esta com uma barreira fixa na entrada da cidade de São Felix do Araguaia e no Distrito de Espigão do Leste cujo objetivo é monitorar e repassar orientações para a comunidade sobre a pandemia, as formas de transmissão, prevenção e da importância da participação da comunidade no combate a doença através de medidas higiênicas, distanciamento, isolamento e quarentena.

 

Todos os profissionais da saúde vigilância sanitária do município com apoio de todas as secretarias municipais estão trabalhando no enfrentamento do vírus mortal que tem assolado a todo o mundo.