Moradores de Santa Terezinha impedidos de fazer RG viajam mais de 100 km até Vila Rica para conseguir o documento

Foram coletados dados de 32 pessoas para a emissão de Registro Geral (RG).

Por Rafael Trindade - Eldorado FM 20/01/2020 - 23:19 hs

Um dos direitos fundamentais dos cidadãos, o direito à identificação civil, não é uma realidade para aqueles que necessitam fazer o Registro Geral (RG) no município de Santa Terezinha, região Nordeste de Mato Grosso, há alguns anos.

Não ter um documento de identificação é praticamente não existir oficialmente. Diante da ineficácia do poder público municipal, os moradores de Santa Terezinha estão tendo que apelar por ajuda na cidade vizinha de Vila Rica para fazer a identificação civil e não ter seus direitos, deveres e benefícios comprometidos. 

No último sábado (18), uma caravana de mais de 30 moradores de Santa Terezinha viajou mais de 100 quilômetros até Vila Rica para fazer o Registro Geral (RG). A iniciativa foi viabilizada através dos vereadores Cleber Moreira (PSDB) e Dagmar Aparecida Teodoro (PT) junto ao poder executivo de Vila Rica. 

O Prefeito Abmael Borges, sensibilizado com a situação do município vizinho e atendendo ao pedido dos parlamentares, disponibilizou a estrutura e o servidor responsável pelo Posto de Identificação do município para atender as necessidades dos moradores de Santa Terezinha. O carro oficial e um servidor da Câmara de Vereadores de Santa Terezinha também foram disponibilizados para auxiliar o trabalho.

Foram coletados dados de 32 pessoas para a emissão de Registro Geral (RG). As informações são encaminhadas para Cuiabá e a previsão é de que os documentos fiquem prontos em 40 dias.

Em entrevista à Rádio Comunitária Eldorado FM, os vereadores relataram que a medida precisou ser tomada devido à grande demanda de pessoas que necessitam fazer o Registro Geral. Os parlamentares se mostraram preocupados com a dificuldade de comunicação do Legislativo com o chefe do Executivo Municipal de Santa Terezinha Prefeito Euclésio Ferreto, situação que segundo eles tem dificultado o desenvolvimento do município.