Araguaia: Quase 20 tartarugas são devolvidas à natureza após serem encontradas com pescador

Por G1-TO 18/08/2019 - 21:28 hs

Um pescador foi detido após ser flagrado com várias tartarugas debilitadas. O flagrante aconteceu nesta quarta-feira (14), no Parque Estadual do Cantão, em Caseara, oeste do Tocantins. Depois de resgatadas, as 19 tartarugas foram devolvidas à natureza.


  A abordagem que resultou no resgate dos quelônios faz parte da operação Cantão, realizada pela Polícia Militar (PM) Ambiental e Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). Segundo os policiais, o pescador é do estado do Pará. Ele foi notificado e deve comparecer à delegacia em até sete dias.

Segundo Adailton Glória, gestor do Parque Estadual do Cantão, a pesca ilegal é frequente. "Há muitas famílias que moram dentro do parque e que residem na cidade de Barreira do Campo, no Pará, que é vizinha de Caseara. Muitas pessoas praticam a pesca de quelônios porque é tradição por lá. É muito difícil irmos para esta região e não pegarmos alguém cometendo este tipo de crime ambiental", informou.

Depois de resgatadas, as tartarugas foram soltas em uma área segura do rio Araguaia.

 

Policia Ambiental e Naturatins soltam tartarugas após abordagem de pesca ilegal em Caseara — Foto: Divulgação/PM Ambiental

Policia Ambiental e Naturatins soltam tartarugas após abordagem de pesca ilegal em Caseara — Foto: Divulgação/PM Ambiental