Ministro da Infraestrutura reforça compromisso da pavimentação da BR-158 pelo traçado original

Por Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia 12/06/2019 - 19:47 hs

O Ministro da Infraestrutura O Tarcísio Gomes de Freitas, confirmou na tarde desta terça-feira (11), durante uma reunião no seu Gabinete em Brasília, onde estava presentes o governador de Mato Grosso; Mauro Mendes, Deputado Federal Neri Gueller, e o representante de Mato Grosso (Ermat), vinculado à Casa Civil, em Brasília Carlos Favaro (PSD), em breve a pavimentação asfáltica da BR-158 traçado original, dentro da terra indígena Marawãtsédé.

De acordo com o Ministro Tarcisio é um absurdo pensar em gastar R$ 700 milhões, para concluir um asfalto, quando já se tem praticamente toda a estrutura da estrada pronta, uma estrada que já existe há mais de cem anos. “O Brasil está começando a se recuperar financeiramente, não somos ricos pra gastar R$ 700 milhões”, concluiu o Ministro. O Ministro ainda garantiu que este ano fará duas pontes na BR 158 que são de madeiras e agora serão feitas de concreto.

O Governador Mauro Mendes um defensor a pavimentação pelo traçado original foi firme em afirmar que a população necessita urgentemente da conclusão desse trecho de asfalto. “Na BR 158 nesse trecho passam cerca de 5 mil veículos entre carretas, caminhões e carros por dia, pessoas estão morrendo porque na época da seca, a visibilidade é praticamente zero. Precisamos deste asfalto urgentemente”, disse o Governo de MT Mauro Mendes, durante a reunião.


O Ex-prefeito de São Félix do Araguaia Filemon Limoeiro (PSD) comemorou em redes sociais que o governo federal deve abandonar o projeto do Contorno Leste e seguir com o traçado original da BR-158, dentro da terra indígena Marawãtsédé. Segundo ele, está aguardando o anuncio oficial do Ministro Tarcisio da mudança do projeto será feito na próxima sexta-feira (14), na audiência pública que discutirá a obra da Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO) e outras demandas de desenvolvimento da região. “Será um grande avanço para a região Norte Araguaia, pois além de São Félix do Araguaia e Alto Boa Vista, também a cidade de Luciara será beneficiada que interliga a BR-242 com a MT-100, ordem e progresso”, disse o ex-prefeito.

A Prefeita Janailza Taveira Leite, também comemorou e ambos estarão presentes na audiência pública e juntos cobrarão do Ministro Tarsídio Gomes a pavimentação da BR-242, passando pela cidade de Alto Boa Vista, ligando a BR-158 e a construção da rodovia TO-500 que se construída, a estrada ligará a região norte de Mato Grosso ao estado de Tocantins.

Para prefeita Janailza será a realização que dura mais de 40 anos da população, pois com a pavimentação asfaltica será sinônimo de melhoria de qualidade de vida para a população, desenvolvimento econômico, assim como também de valorização das localidades que recebem esse tipo de infraestrutura. Com a pavimentação desses trechos da BR-158, Mato Grosso definitivamente poderá consolidar a ligação Leste do Estado com o Pará e com outras rotas de transporte com o Norte do País", frisa Rosana Martinelli.

Também não devemos esquecer que essa foi uma luta do Deputado baiano Filho que durante os seus mandatos, realizou e participou de diversas idas juntamente com outros deputados mato-grossenses à Brasília em visita ao Ministério dos Transportes, cobrando a pavimentação da BR-158 será um sonho de muitos que ainda não acreditam que será realizado, pois há muitos anos a população espera pela a realização desse sonho e essa obra segundo Baiano Filho e muito importante para o desenvolvimento do Araguaia e de Mato Grosso.

O contorno teve seu projeto e estudos ambientais aprovados pelo Ibama e pela Funai, após anos de articulação política, sobretudo dos municípios que viriam a ser beneficiados. Um trecho, entre o Posto Luisinho e a cidade de Alto Boa Vista, até chegou a ser licitado, mas foi suspenso, com representação no Tribunal de Contas da União.