Frigoríficos locais injetam mais de um milhão de reais por mês na economia de Canarana

Por O Pioneiro - Canarana 26/03/2019 - 16:20 hs

CANARANA – O município de Canarana conta atualmente com dois frigoríficos de boi, um de porco e um de frango prestes a funcionar, movimentando mais de 1 milhão de reis por mês com o abate de animais que abastecem o mercado consumidor local. As informações foram repassadas pelo veterinário e secretário de Agricultura, Charles Visconti.

Conforme Charles, todos os frigoríficos possuem Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e são fiscalizados regularmente, garantindo a qualidade do produto que abastece principalmente os supermercados. São duas unidades de abate de gado, uma de porco e uma de frango.

Os dois frigoríficos de gado, um do Paraíba e o outro do Rudinei, abaterem juntos no ano passado mais de 4.000 animais e para este ano a perspectiva é que esses números cresçam. A unidade de abate de porco, do Valdir da Prisma, abate cerca de 20 animais por semana. No PA Suya está em fase de finalização de instalação do frigorífico de frango com previsão de iniciar os trabalhos em abril e abater 500 aves por semana.

“Todos esses abates tem o acompanhamento do inspetor sanitário, para estar chancelando a qualidade da carne. Os moradores de Canarana estão consumindo uma carne de qualidade, inspecionada desde o resfriamento, ao armazenamento, ao transporte até os supermercados”, disse Charles.

Conforme o secretário, a tendência é que os produtos abatidos aqui ganhem cada vez mais o mercado interno, seja pelo preço, seja pela qualidade. Isso é bom para o município, gerando emprego e fomentando a economia. “Só os frigoríficos de gado injetam em torno de um milhão de reais por mês na economia local”, falou.

Além dos quatro frigoríficos, um outro também deve iniciar as atividades ainda neste ano, mas para abater peixes. Charles disse que um produtor está se adequando para instalar a unidade. Paralelo a isso, a Secretaria de Agricultura fará agora no período da seca, um trabalho para construir tanques para auxiliar os produtores no cultivo de peixe para abastecer mais este frigorífico.