Três mulheres comandam os maiores cargos públicos em São Felix do Araguaia

Executivo, Legislativo e Judiciário são comandados por mulheres em São Felix do Araguaia-MT

Por O Repórter do Araguaia-Vanessa Lima 08/03/2019 - 22:10 hs

As mulheres estão literalmente no poder em São Félix do Araguaia - MT. O município no norte de Mato Grosso com 11.615 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem mulheres no comando do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário. É a primeira vez que ocorre o domínio feminino na cidade de São Félix do Araguaia. A luta das mulheres não tem sido fácil ao longo dos anos. Executivo, Legislativo e Judiciário, em âmbito local, são comandados por  mulheres.

 

Nas eleições de 2016, quando Janailza Taveira Leite (SD) foi eleita com 2.908 votos (59,87%). Janailza se tornou a primeira mulher a ser eleita para o cargo de prefeita em São Félix do Araguaia, Dra. Janailza Taveira Leite, foi empossada, juntamente do seu vice José Divino Martins Rocha e dos nove vereadores, no dia 1º de janeiro de 2016, em solenidade na Câmara Municipal.

 

A presidente da Câmara, vereadora Rita Gomes (MDB), eleita nas eleições de 2016 com 265 (5,34%), foi escolhida no dia 17 de dezembro de 2018, por unanimidades pelos colegas da Câmara Municipal para comandar a Casa de Leis Biênio 2019/2020. No dia 31 de dezembro de 2018, tomou posse em uma sessão solene que ocorreu no Plenário Vereador Fábio Barros Coelho na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia.

 

A juíza substituta e Diretora do Fórum da Comarca de São Félix do Araguaia Janaina Cristina de Almeida, após muitos anos de dedicação, esforço, sacrifício e persistência no dia 23 de setembro de 2013 finalmente chegou a tão sonhada toga. Anos a fio de muito estudo, licença ou demissão do trabalho, noites sem dormir, estudos desde a abertura até o fechamento de bibliotecas e ausência nos vínculos sociais são alguns dos enormes desafios que a juíza Janaina Cristina enfrentou para alcançar a aprovação no concurso realizado em 2013, que lhes deu hoje o título de juíza substituta de Direito. Iniciou seus trabalhos na comarca da cidade de Ribeirão Cascalheira – MT.

 

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de março, a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores de São Félix do Araguaia programaram diversas atividades referentes à data para o mês de março. As atividades deverão ter início às 14 horas na Praça da Bíblia, onde haverá várias Ações que consistirá em um evento informativo sobre ações sociais de Direito da Mulher, IMC – Índice de Massa Corporal, Aferir Pressão Arterial e Dia da Beleza (limpeza de pele, designe de sombracelha).  Na seqüência acontecerá o, que saíra às 18h da Praça do Pequi. Finalizando as comemorações ao dia Internacional da Mulher, às 19h acontecerá na Praça da Bíblia Aula de Zumba com o professor Icaro.

 

Em nome dos poderes, executivo, legislativo e judiciário de São Félix do Araguaia parabéns todas as mulheres, pela comemoração do Dia Internacional da Mulher. Sabe-se da importância de cada uma para a sociedade e a busca incessante pela igualdade de condições. Acredita-se que o dia da mulher deve ser comemorado todos os dias. Parabéns a todas as mulheres da cidade de São Félix do Araguaia pelo Dia Internacional da Mulher. Que sejam homenageadas, respeitadas, admiradas e amadas como devem ser.

 

A Presidente do Legislativo Rita Gomes convida a população para participar de mais uma Sessão Ordinária que acontecerá logo mais às 19h desta sexta-feira, 08 no  Plenário Vereador Fábio Barros Coelho na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia.