Cidade mais petista do Norte Araguaia; Em Santa Terezinha Haddad bate Bolsonaro

Por Gustavo C. Fortes -Olhar21 14/10/2018 - 02:20 hs

Assim como em Mato Grosso onde o Deputado Jair Bolsonaro (PSL) teve 60,04% dos votos válidos e Fernando Haddad (PT), ficou com 24,76%, a região Norte Araguaia em sua maioria votou no candidato do PSL com exceção do município de Santa Terezinha.

Em Santa Terezinha o petista Fernando Haddad ficou com 52,20 % e Jair Bolsonaro teve 30,47 % dos votos validos.  Esta diferença pode ser explicada pela história progressista do município e pelo elevado número de indígenas. As principais atividades econômicas da cidade estão relacionadas com a pecuária, agricultura e turismo, sendo uma das atrações turísticas a temporada de praia, sempre em julho, no rio Araguaia.

História de conflito na Ditadura: Em 1967 Santa Terezinha foi palco de um grande conflito entre camponeses e militares este episódio é lembrado ainda nos dias de hoje e pode também explicar a baixa votação de Bolsonaro no município. A Polícia Militar defendia os interesses dos fazendeiros que queriam extinguir o povoado. Os posseiros apelavam então ao padre francês François Jentel. 

Vale lembrar que o candidato Bolsonaro é um ferrenho defensor da Ditadura militar no Brasil (1964–1985), ao qual ele chama de regime e que faz questão de elogiar o período.