Desfile inesquecível marcou aniversário de 70 anos de Barra do Garças com direito a bolo no encerramento

O prefeito Roberto Farias subiu ao palanque acompanhado de Wilmar Neto e repetiu um gesto feito por várias vezes pelo saudoso pai, ex-prefeito Wilmar Peres de Farias.


Desfile inesquecível marcou aniversário de 70 anos de Barra do Garças com direito a bolo no encerramento
Edevilson Arneiro / Secom-BG

O prefeito Roberto Farias com a equipe da prefeitura de Barra do Garças proporcionou um desfile maravilhoso comemorando 70 anos de Barra do Garças com direito a um bolo no encerramento. Diversas autoridades estiveram no palanque assistindo ao desfile: senador Welington Fagundes, deputado estadual Max Russi, deputado Adilton Sachetti, prefeito de Aragarças José Elias, vereadores, secretários e representantes das forças de segurança. E mais uma vez foi montado um palanque com pioneiros e filhos de pioneiros. 

A avenida Ministro João Alberto, foi mais uma vez o palco do tradicional desfile cívico-militar em comemoração ao aniversário de Barra do Garças. O evento, realizado na manhã deste sábado (15), teve um ingrediente especial. A cidade está comemorando 70 anos de emancipação político-administrativa. O barra-garcense compareceu em grande número para prestigiar as apresentações e homenagens, com direito a distribuição de bolos à população.

Aberto pela Banda Municipal de Música Ofélia Dondo e pelo Exército brasileiro, o desfile comemorativo teve a duração de 3 horas e meia, tempo suficiente para uma série de homenagens das instituições que participaram, inclusive, de cidades de Mato Grosso e Goiás, que fizeram questão de comparecer à festa. O tema do desfile deste ano foi: “Barra do Garças 70 anos: história e sujeitos”.

Anfitrião dos festejos, o prefeito Roberto Farias recepcionou autoridades civis e militares no palanque armado no cruzamento da avenida Ministro João Alberto e rua Carajás, onde um segundo palanque foi instalado para acomodar os pioneiros que ajudaram a fazer a história de Barra do Garças. Secretários municipais e vereadores também prestigiaram os 70 anos do município.

“É um momento especial para Barra do Garças e seu povo. Um momento de felicidade, confraternização.  E dos bons feitos que temos desde 2013, quando começou a transformação do município. Uma cidade que estava perdida e voltou a ser protagonista no cenário político de Mato Grosso. Estamos comemorando uma cidade bonita e melhor para se viver, de oportunidades, geração de empregos e melhorias para todos”, disse o prefeito Roberto Farias ao abrir o desfile.

Desfile e homenagens

Durante as 3 horas e meia de desfile, populares que compareceram à avenida Ministro João Alberto acompanharam apresentações diversas, desde as instituições que compõem as forças de segurança, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, policiais Federal, Civil e Politec;  às escolas municipais, creches,  secretarias do município (com belas apresentações), escolas e fanfaras de Caiapônia (GO) e Canarana (MT),  além de instituições públicas, privadas e religiosas, além de empresas que colaboraram e colaboram para o desenvolvimento de Barra do Garças. Até mesmo o ET Caipira, personagem do artista plástico Osmar Cláudio, compareceu à festa.

Durante a passagem pela avenida, Barra do Garças, representada pelo prefeito Roberto Farias, o vice-prefeito Weliton Marcos, secretários e vereadores, recebeu homenagens diversas, desde ‘os parabéns pra você’, a fatos que marcaram a sua história desde a emancipação, em 15 de setembro de 1948. Carros alegóricos e galerias de ex-prefeitos do município; os carnavais de época; às famílias tradicionais; coreografias de escolas e instituições particulares; as comunidades indígenas; sua cultura e suas potencialidades turísticas; os programas sociais para idosos, jovens e crianças; os programas de saúde e a origem da economia local, revelaram um pouco desses 70 anos traduzidos nas apresentações. As entidades mostraram, na essência, o que foi e o que é Barra do Garças hoje.

As comemorações foram encerradas com uma surpresa as mais de 10 mil pessoas que deixaram suas casas para dar os parabéns a Barra do Garças:  a distribuição de um bolo símbolo dos 70 anos da cidade. Um belo evento para uma data tão especial.