Ciro visita aldeia Xavante na região do Araguaia nesta 5ª, dia do Índio

Ciro visita aldeia Xavante na região do Araguaia nesta 5ª, dia do Índio

Por RD News 17/04/2018 - 22:31 hs

O presidenciável Ciro Gomes (PDT), estará nesta quinta (19), Dia Nacional do Índio, na Terra Indígena Xavante São Marcos, em Barra do Garças. A visita foi confirmada pelo vereador Cláudio Freitas (PDT), de Pontal do Araguaia. Ciro desembarca às 9 horas no aeroporto municipal. 

Do aeroporto, o pré-candidato à Presidência da República segue de carro o percurso de 200 km até a aldeia Namunkurá, onde visita o túmulo do ex-cacique e ex-deputado federal pelo PDT, Mario Juruna, falecido em 2002, e se reúne com familiares do primeiro e único deputado federal indígena já eleito no país, e participa de atividades alusivas ao Dia do Índio. 

Ciro Gomes permanece na Terra Indígena São Marcos por cerca de três horas, quando retorna a Barra do Garças e às 16h, embarca de volta a Brasília. Na agenda oficial não está previsto o deslocamento à cidade. O aeroporto, onde o pedetista desembarca, está localizado a 14 km do centro. 

Mário Juruna 

Mário Juruna foi eleito deputado federal pelo PDT do Rio de Janeiro em 1982 com 31 mil votos, na eleição que elegeu também Leonel Brizola ao Governo daquele estado. O indígena se tornou conhecido no Congresso Nacional por usar um gravador para gravar diálogos com as autoridades de Brasília. 

Juruna morreu em 17 de julho de 2002, aos 58 anos, em decorrência de diabetes. Seu corpo foi velado no Congresso Nacional e sepultado na Terra Indígena São Marcos.