Mutirão Rural acontece na próxima sexta em Vila Rica

O Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural.

Por Eldorado FM 05/07/2017 - 20:18 hs

Mutirão Rural acontece na próxima sexta em Vila Rica
Reprodução

Vila Rica receberá na próxima sexta-feira, 07 de julho, as ações do Mutirão Rural. O evento é uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Sindicato Rural e Prefeitura de Vila Rica.

O Mutirão Rural acontecerá no Projeto de Assentamento IPÊ a aproximadamente 15 quilômetros da zona urbana de Vila Rica, com início a partir das 08h00min e se estenderá durante todo o dia. O evento conta com o apoio do comércio local, entre eles, Supermercado Vendão, Supermercado Bege e Supermercado Super Mais.

Serão mais de 30 serviços oferecidos: atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de optometria, entrega de óculos de grau, palestras orientativas sobre câncer de colo do útero e câncer de próstata, gincana esportiva, pintura facial, oficina de auto maquiagem, corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF, 2º via de certidões, dentre outros.

Além disso, serão realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR-MT. Também estão previstas ações para os setores de manutenção de tratores agrícolas, de planejamento e aproveitamento de alimentos e de pintura em tecido.

De acordo com a organização, uma equipe de mais de 70 pessoas, entre colaboradores do SENAR-MT, Sindicato Rural e Prefeitura, estarão participando do Mutirão Rural em Vila Rica, dando suporte aos atendimentos oferecidos a população.

A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde serão realizados os atendimentos médicos e odontológicos. Além disso, a caravana ainda é composta por um ônibus com capacidade para transportar 40 pessoas e um veículo de apoio.

Um dos programas mais antigos do SENAR-MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.