Com 71 casos de Aids, Saúde de Confresa intensifica campanha

Durante a Campanha terão palestras de orientação e conscientização quanto ao uso de preservativos durante relações sexuais

Por Olhar Alerta 06/12/2017 - 00:00 hs

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, dia 1º de Dezembro, foi instituído em 1988 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma data simbólica de conscientização para todos sobre a pandemia de AIDS em todo o mundo.

A Campanha Dezembro vermelho que começa oficialmente nessa data tem como objetivo conscientizar a população para a transmissão do HIV/AIDS; a redução da discriminação através da divulgação nos meios de comunicação local; o uso consciente do preservativo para um sexo seguro; o diagnóstico precoce através da testagem rápida e a garantia da adesão através do atendimento e acompanhamento das pessoas conviventes com HIV/AIDS.

Segundo informações repassadas ao Olhar Alerta pela coordenadora do SAE/CTA de Confresa, Daniela Colombo, atualmente existem 130 pessoas convivendo com HIV/AIDS vinculadas e em acompanhamento regular, os números são referentes a região, dentre elas 03 crianças e 07 gestantes. Assim como 22 pessoas encontram-se em abandono de tratamento. De Janeiro a Outubro de 2017, foram notificados no geral 26 novos casos confirmados de HIV/AIDS. Em Confresa, maior cidade da região Norte do Araguaia, há 71 casos de Aids notificados. 

Além disso o SAE/CTA de Confresa realiza também atendimento e acompanhamento regular a 96 pessoas portadoras de Hepatite B e 06 de Hepatite C. Assim como registramos 23 casos de abandono ao tratamento. De Janeiro a Outubro de 2017, o SAE/CTA notificou 18 novos casos confirmados de Hepatites Virais.

Em Mato Grosso, o número de casos de infecção por AIDS em jovens e adolescentes de 15 a 24 anos vem crescendo. Somente no ano passado foram notificados 346 casos em todo estado, o que corresponde a 41,80% de aumento em comparação ao ano de 2013, que registrou 242 casos de AIDS na população dessa faixa etária.

A campanha Dezembro vermelho terá como foco a toda população em geral, as ações serão voltadas para a promoção, prevenção, diagnóstico precoce e assistência.

A Campanha teve inicio nos dias 27 e 28 de novembro, com a realização de uma Capacitação em pré e pós-aconselhamento, Treino Prático em  Teste Rápido anti-HIV, Sífilis, anti-HCV e HBSAG (utilizando do TELELAB) e Treinamento Prático como os profissionais de Saúde do município de Confresa.

E no dia 06 de dezembro terá o dia “D”, onde será feita a Campanha de diagnóstico precoce através da testagem rápida em parceria com Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Laboratório e Hospital Municipal nas 08 Equipes de Saúde da Família (ESF).

Vale ressaltar que durante a Campanha terão palestras de orientação e conscientização quanto ao uso de preservativos durante relações sexuais e outros meios de proteção para evitar doenças como AIDS e Hepatites virais.