Porto Alegre do Norte: Indea inaugura posto avançado em Nova Floresta

No mesmo dia, através do convênio firmado entre a pasta estadual e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será feita a entrega de dois novos veículos que atenderão as cidades de Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte, ambas localizadas na Regional de São Félix do Araguaia.

Por RENATA MENEZES - SEDEC/MT Sedec/MT 30/11/2017 - 00:43 hs

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT) inaugura nesta sexta (01.12), um posto avançado no distrito de Nova Floresta, em Porto Alegre do Norte. No mesmo dia, através do convênio firmado entre a pasta estadual e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento será feita a entrega de dois novos veículos que atenderão as cidades de Porto Alegre do Norte e Canabrava do Norte, ambas localizadas na Regional de São Félix do Araguaia.


A intenção do Indea ao instalar esses equipamentos é facilitar a vida dos produtores e criadores de animais que se encontram em áreas distantes das Unidades principais do órgão. No posto avançado será possível, entre outras coisas, fazer as declarações de vacina e emitir a Guia de Transporte Animal (GTA). Outros benefícios também são apontados como a facilidade de fazer as comunicações da etapa de vacinações, as atualizações de rebanho como comunicados de morte e/ou nascimento e a emissão do GTA todas as vezes que houver movimentação de animais, sem precisar fazer grandes descolamentos.


Conforme explica o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, para a questão da defesa sanitária animal, as vantagens são a diminuição dos atendimentos por escritórios, principalmente, durante as etapas de vacinação onde um número muito grande de pecuaristas precisa de atendimento para realizar a comunicação de vacinação ao Indea, bem como, a atualização cadastral facilitada com o encurtamento da distância entre o posto e o escritório central que permite ao produtor manter sempre atualizados os seus estoques. “Também observamos a diminuição do trânsito irregular de animais dentro destas comunidades, o que nos dá uma garantia da rastreabilidade do rebanho, sem contar as atividades administrativas dos escritórios que facilitam ao produtor a comunicação de doenças que, por ventura, estejam acometendo seus rebanhos e isso possibilita agilidade na no atendimento veterinário do Indea”, pontua o gestor. 

Além do posto de Nova Floresta, o Indea possui outros escritórios deste padrão em Japuranã (Nova Bandeirantes) e em Conselvan (Aripuanã). A previsãp é que até o final deste ano outros postos avançados sejam inaugurados em Gleba Mercedes (Tabaporã), Adrianópolis (Vale do São Domingos), Paranorte (Juara) e Ponta do Aterro (Vila Bela da Santíssima Trindade).